quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Tempo de esperar!


De modo algum pretendo diluir as promessas acerca da oração feitas por Jesus, Tiago, João e outros santos do Novo Testamento. Deus sabe- realmente sabe- que preciso mais da fé simples e ousada exigida naquelas passagens da Bíblia. Em contrapartida, o fato de considerá-las isoladamente leva a uma mentalidade do tipo "peça e exija", que ignora grande parte de outras revelações. O mesmo Jesus que falava da fé como um grão de mostarda também nos deixou a história da viúva cansando o juiz com sua persistência. E na Bíblia inteira temos gigantes lutando com Deus em suas orações.
Como já vimos, o próprio Jesus estabeleceu limites aos pedidos que fez. "afasta de mim este cálice", pediu ele, e depois fez uma ressalva, envolvendo a vontade do Pai. Ele orou para que a fé do apóstolo Pedro permanecesse firme, mas não para que Pedro evitasse o teste em si. Ele recusou-se arar para que os anjos o ajudassem a escapar da execução.
Assim também nós todos estabelecemos limites para nossas orações. Algumas coisas podemos pedir incondicionalmente, como o perdão, a compaixão pelos pobres e o progresso no cultivo dos dons do Espírito. Outros pedidos são condicionais, como a súplica de Paulo pela libertação do "espinho". Alguns se abstêm de pedir, por respeito para com as leis naturais que regem o planeta. Oro pedidndo a Deus para ajudar meu tio a lidar com o diabetes, mas não para que lhe devolva a perna amputada. Tampouco oro pra Deus mude a órbita do planeta a fim de combater o aquecimento global. Em vez disso, pergunto qual deve ser meu papel em ajudar meu tio e cuidar dos problemas ambientais.
Também aprendo, ao ponderar o mistério da oração sem resposta, a simplesmente esperar.
"O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele."
"Aqueles que esperam no Senhor rnovam suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exausto, andam e não se cansam."
"Não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos."
Daniel esperou 3 semanas por uma resposta à sua oração. Procurando orientação em meio a uma guerra, Jeremias esperou dez dias antes de obter uma resposta. Depois de escalar o monte Sinai para receber os Dez Mandamentos, Moisés esperou seis dias antes de ouvir a voz de Deus. Jesus também esperou. Quando operou um milagre imoressionate, seus discípulos queriam divulgar a notícia imediatamente. Jesus pediu-lhe silêncio: "a minha hora ainda não é chegada". Ele entendia  uma coisa sobre Deus que nós seres impacientes ignoramos, Deus atua devagar.
Pense nos séculos que se passaram entre a ruptura causada por Adão e a reconciliação trazida por Jesus: séculos que incluíram a espera de Abraão por um filho, a espera dos israelitas por libertação, a espera dos profetas pelo Messias. O plano de Deus constrói-se lentamente, como uma ópera, não como um sucesso de música popular. Para aqueles de nós que são apanhados numa fase qualquer da ópera, especialemnte numa fase de luto, a música pode parecer insuportavelmente triste. Avançar é seu destino, num rítimo deliberado e com grande esforço. O Próprio tédio, o ato de esperar em si, alimenta em nós as virtudes da paciência, persistência, confiança, bondade, compaixão- ou assim pode ser, se entramos na corrente do movimento de Deus no mundo. Talvez se exija mais fé para confiar em Deus quando não recebemos o que pedimos do que quando acontece o contrário não seria essa a idéia centra de Hebreus 11? Esse capítulo inclui o comovente comentário de que os heróis da fé "receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido". Esse fato entrelaça o destino frustado deles com o nosso: "Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem aperfeiçoados". A fé pede-nos a confiança num futuro voltado para Deus.
Os zombadores questionam essa promessa, como a Bíblia admite sem dificuldade:
"Eles dirão: {..} "desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação". {...} Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não demora em cumprir suas promessas, como jugam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.

Tendo todo o tempo do mundo, Deus espera, tolerando os insultos da história humana por misericórdia, não por impotêcia.
Mesmo o livro Salmos com orações tão repletas de gemidos e lamentos, retorna continuamente ao tema da fidelidade de Deus. Não importa como se apresentam as circunstancias em determinado momento, podemos confiar no fato de que Deus gonverna o Universo. A reputação divina repousa no solene pacto de que um dia tudo acabará bem.

(Philip Yancey- A Oração)

Nenhum comentário:

Postar um comentário