sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Permanecei firmes no propósito!


Olá meus queridos líderes de excelência!


Estamos no 6º dia do Jejum de Daniel, para quem começou as 0:00h do dia 11/12.

Já posso ver o mover de Deus a nosso favor, também posso ver o levantar do inimigo contra nós, o diabo fica doido quando alguém ora com Jejum porque ele sabe que é derrota pra ele na certa. O desanimo e o peso vêm para nos fazer parar queridos. Mas nós vamos continuar guerreando com estas armas que Deus nos deu. Então posso contemplar a guerra que se trava no mundo espiritual, para que a revelação do Senhor, a libertação dos pecados e a fortaleza de Deus cheguem a nós. E como aconteceu com Daniel, os anjos derrotarão o príncipe das trevas e a vitória já é nossa... Aleluiaaaa!

Hoje orei o salmo 31, seguindo o roteiro de leitura bíblica indicado na postagem  anterior deste blog.
O Senhor tem falado fortemente ao meu coração com estes salmos, mas sempre tem um verso que dá um quentinho a mais no coração da gente e quero compartilhar com vocês.
hoje foi:

"Amai ao Senhor, vós todos os que sois seus santos; porque o Senhor guarda os fiéis e retribui com abundância aos soberbos. Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos os que esperais no SENHOR" (Sl 31:23,24 )

Quem não teve seu momento com Deus hoje, não esqueçam de separar um para estar com Ele desfrutando de sua maravilhosa companhia e recebendo a fortaleza, intimidade e dons... A Ele agrada nos abençoar e nos fortalecer nele, queridos! Nosso Deus é bom e rico em amor. Nunca esqueça disso!

Aos vitoriosos que estão no propósito do Jejum de Daniel comigo, permanecei firmes e vigilantes até o fim em nome de Jesus Cristo e compartilhem com os outros as lutas e as vitórias que vocês já estão vivendo por conta do propósito!

Soli Deo Gória!



Marcy Moreira

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Propósito com Jejum de Daniel! Aos líderes JPM

Olá Queridos Líderes de Excelência!

Estamos convocando cada líder da JPM a está fazendo uma campanha de oração e Jejum, tomando como exemplos a Daniel, jejuarão durante 21 dias, com o seguinte objetivo: libertação, santificação, fortaleza, intimidade com Deus e revelação de Sua vontade para nós e nossos jovens. Oremos por nós e por nossos irmãos. Fomos chamados a luta e nossas armas são jejum e oração.

“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Efésios 6:12)

Iniciaremos as 0:00h do dia  11/12/10 e entregaremos as 0:00h do dia 01/01/11 entraremos em 2011 em jejum e oração para a Glória do Senhor!

“Jejum de Daniel”. Conheça Melhor!

Propósito Jejum de Daniel e Oração!

“Propósito Daniel” de Jejum e Oração “Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras. Nenhuma coisa desejável comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas completas.” (Dn 10, 2-3)A passagem acima descrita, tirada do livro de Daniel, é o exemplo clássico de um “jejum parcial”, realizado em meio às atividades do dia-a-dia, com o propósito de alcançar de Deus a revelação de sua vontade. Chamamos “jejum parcial” porque não se faz abstinência absoluta de alimentos. Está claro que existe um valor muito grande neste tipo de jejum. Lendo os versículos seguintes deste capítulo de Daniel, verificamos que o culminar deste jejum foi uma tremenda visitação do anjo do Senhor com uma revelação indispensável a respeito das batalhas que se travam nas regiões celestes (versículos 13-22).Além disso, o próprio Senhor, em sua visita a Daniel, assegura com palavras encorajadoras a eficácia de seu jejum.

“Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste teu espírito a compreender, e em que te humilhaste diante de teu Deus, tua oração foi ouvida, e é por isso que Eu vim.” (v. 12). Aleluia! Quando nós somos movidos pela promessa de Deus e numa atitude que o agrada, começamos a transformar esta promessa em realidade no jejum e na oração; no momento em que nosso coração se humilha e busca a face do Senhor, nossas palavras são ouvidas no céu. Daniel dedicou três semanas completas (vinte e um dias) ao jejum e à oração. O tempo dedicado ao jejum é reservado para buscar o Senhor, mesmo em meio às atividades cotidianas.Somos convocados a intensificar nossa comunhão com o Senhor.Segundo o desejo de Jesus, devemos fazer isto sem ostentação, mas com discrição e buscando agradar somente ao Pai. Outro fator importante em um tempo de jejum é o propósito que nos move a fazê-lo.Um jejum sem propósito definido é como vagar num túnel escuro, sem se saber de onde vem ou para onde vai.

Olhando as Sagradas Escrituras, encontraremos muitas razões que levaram as pessoas ao jejum. Se vamos jejuar,teremos que ter objetivos firmes e claros pelos quais lutar:estar com Deus; receber sua Palavra; interceder; enfrentar satanás e suas tentações.

Como faremos nosso Jejum?

Por três semanas (vinte e um dias).

Será um tempo de maior oração e dedicação ao Senhor.Durante este tempo, evitaremos alimentos pelos quais buscamos mais saciar nosso gosto do que as necessidades reais do nosso organismo. Além disso, evitando extravagâncias, vamos escolher entre duas opções: ou iniciar a alimentação diária só a partir das 12 horas, ou simplesmente cortar uma das refeições do dia. Cuidado somente para não “descontar” na próxima refeição para compensar o que foi omitido. Pessoas que fazem uso de medicação devem estabelecer o jejum em conformidade com o horário dos remédios. Pessoas com problemas de pressão ou diabetes, ou outro tipo de limitação de saúde, devem conhecer as necessidades do seu organismo e adaptar o jejum. Pessoas que não podem fazer nenhum tipo de restrição na alimentação podem fazer jejum de televisão, conversa (fofoca) ou outras coisas. Mas lembre-se: inicialmente o jejum consta de algum sacrifício na alimentação.No 1º dia do jejum faça uma consagração, com um bom momento de Adoração, Louvor e se possível participação de um culto. Escreva num papel as intenções pelas quais você vai oferecer o jejum (peça ao Espírito Santo que lhe revele o que será a motivação do seu tempo de sacrifício e escuta).No 21º dia, ou seja, no final da terceira semana de jejum, faça um momento de ação de graças ao Senhor, por tudo o que Ele nos dará em função desse dias; se possível também participe de um culto de ação de graças.

O que devo comer durante os 21 dias? entre no site e verifique:
Lembre-se que na ceia de natal e viração do ano vc estará jejuando só manere na alimentação preferindo as saladas e evitando as gulozeimas... Deus merece nosso esforço... faça isso para a glória do Senhor!
Roteiro para a oração pessoal nos dias de jejum:
leia estes capítulos como oração:

1°dia:Ore o sal. 15 e tome posse da herança que o Senhor reservou para você.

2°dia:Ore o sal. 19 e levante bandeiras de vitória na sua vida, em nome do Senhor.

3°dia:Ore o sal. 23 e deixe entrar o Rei da Glória na sua vida e na sua casa.

4°dia:Ore o sal. 33 e prove como o nosso Deus é bom.

5°dia:Ore o sal. 56 e mantenha o seu coração firme em meio às dificuldades.

6°dia:Ore o sal. 31 e receba o maravilhoso perdão que Deus tem para você.

7°dia:Ore o sal. 85 e creia que o Senhor ouve você nos dias de angústia.

8°dia:Ore o sal. 102 e bendiga o Senhor que afasta de nós os nossos pecados.

9°dia:Ore o sal. 26 e vença todo medo com a luz e a salvação que vem do Senhor.

10°dia:Ore o sal. 29 e exalte o Senhor que livra você de todos os males.

11°dia:Ore o sal. 114 e declare o seu amor e gratidão ao Senhor.

12°dia:Ore o sal. 24 e volte seus olhos só para o Senhor seus caminhos.

13°dia:Ore o sal. 83 e encontre um abrigo seguro junto ao coração de Deus.

14°dia:Ore o sal. 53 e declare que o Senhor já está vindo em seu auxílio.

15°dia:Ore o sal. 120 e creia: o seu socorro vem somente do Senhor.

16°dia:Ore o sal. 148 e louve o nome santo do Senhor com toda a criação.

17°dia:Ore o sal. 125 e creia na promessa: você colherá frutos de alegria.

18°dia:Ore o sal. 146 e adore o Senhor que cura o seu coração ferido.

19°dia:Ore o sal. 137 e cante ao Senhor na presença dos seus anjos.

20°dia: Ore Lc 1.46-55 e engrandeça o Senhor de todo o seu coração.

21°dia :Ore Ef 1. 3-12 e creia: Você já recebeu todas as graças e Bênçãos do céu

em Jesus. Aleluia!

(imprima este texto e cole em algum lugar visível para seguir o roteiro)...

A Oração é a Nossa Força!!!

Soli Del Glória!

Marcy Moreira

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

AOS LÍDERES DE EXCELÊNCIA DA JPM...



Olá queridos que a paz e a graça do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com cada um de vocês! Estou enviando o resumo do projeto para a JPM (Juventude Paz Mundial).

Durante o Seminário, especificamente no módulo que ministrei a vocês, pude perceber, através do relato de cada líder, que nossa juventude em geral tem o seguinte perfil:

PERFIL DA JPM

O Ministério Paz Mundial não possui uma juventude com uma característica formada. Os jovens que freqüentam a igreja estão dispersos em seus propósitos e não possuem uma característica em comum, podemos constatar que têm pouco conhecimento bíblico por isso, inconstante na fé, sem critérios de santificação (o pecado parece normal), porém sedentos por Deus e com vontade de acertar e de agradar a Deus.

Deus colocou em nosso coração o desejo de um avivamento que traz as duas características mais importantes em um Cristão: Uma disposição interior para obedecer a Palavra do Senhor e agradá-lo (Santificação) e uma paixão avassaladora por resgatar as vidas perdidas. (estamos orando por isso)

Nosso objetivo é a formação de uma juventude forte de fé consistente que tenha uma visão formada a respeito do Reino de Deus e de sua participação no mesmo. (Rm 5:1,2 e 2 Co 5:17-21)

Para isso, Deus nos deu algumas estratégias:

Um acampamento bienal para todos os jovens (ACAMPAJOVEM) onde todos serão impactados pelo SENHOR, com o tema que Deus deseja formar em nós, após este, iremos trabalhar durante um ano ou dois, o mesmo assunto em nossos encontros semanais, utilizando métodos variados. Mas para isso acontecer cada líder precisa estar capacitado e ter a mesma visão, o mesmo espírito e a mesma sêde. (mas um motivo de oração) aqui entra o Seminário de Líderes realizado de dois em dois anos, capacitando e reciclando os líderes levando conhecimento, ferramentas e apoio aos mesmos.

Queridos, Deus tem preparado grandes coisas para este tempo e Ele escolheu você e eu para ser parceiro Dele nesta tão grande obra. Sabemos que é Deus quem realiza tudo, nós somos apenas cooperadores de Deus, precisamos tomar posição de ministros e santos soldados do Senhor, viver em constante oração por um avivamento em nossas vidas, igrejas e geração. Quero ver os jovens desta geração livres, crescendo na graça e no conhecimento de Deus e não presos ao pecado e a uma religiosidade vazia e sem propósito. Quero ver esta geração com intimidade com o Espírito Santo, querendo tudo Dele, a altura, a profundidade, a largura, o cumprimento da Sua vontade para as nossas vidas neste tempo.

No sábado dia 27/11 durante a ministração do Seminário, o Senhor falou com cada um de nós, revelando o seu propósito e nos revestindo de poder para sermos testemunhas ativas neste mundo. (Atos 1:8) Fomos revestidos para testemunhar de Cristo, para mostrar pra esta geração perdida e sem esperança que Cristo é real e está acessível e que a realidade que vivemos é possível pra eles também. Deus falou com cada um, enquanto profetizamos com nossas bocas, louvando: “Eu serei pai de multidões” Deus fará! Tão somente esforça-te... Josué capítulo 1(Meditem)

Por isso conto com cada líder de excelência que Deus escolheu, revestiu com sua armadura e está capacitando a cada dia para está guerreando como generais à frente de um exército de jovens santos que farão a diferença nesta geração! Em Nome De Jesus Cristo!

Você que foi ao Seminário é UM LÍDER DE EXCELÊNCIA... E você, líder, que não pode está conosco naqueles dias, entre nesta visão conosco como parceiro e cooperador do reino de Deus unindo-se conosco nesta guerra. Pois este é o desejo de Deus: João17:19-21(meditem)

Soli Deo Glória!

Marcy Coelho.
Ministério Nacional de Jovens
(85)96369344

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

As principais recompensas quando se faz a vontade do Senhor...


1º Terá um galardão: Colossenses 3:23,24 E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens,Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo,o Senhor,servis.



2º Vc será honrado, qdo vc é servo e segue ao seu lider: João 12:26 Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.


3º Vc terá prosperidade. Qdo vc decide ter o Senhor como lider o Senhor derramara benção sobre a sua vida. Vc tem que determinar viver uma vida reta diante do Senhor para receber benções: Genêsis 32.14.15 Duzentas cabras e vinte bodes; duzentas ovelhas e vinte carneiros:Trinta camelas de leite com suas crias, quarenta vacas e dez novilhos; vinte jumentas e dez jumentinhos; Isso era o que Jacó possuía.


4º Você saberá os segredos de Deus e será chamado não só de discípulo, mas de amigo. João 15:15 Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. Não terá segredos entre vc e Deus, qdo vc é amigo do Senhor vc saberá os segredos do Senhor. Intimidade é ser amigo do Senhor, leia a palavra entre em contato com o Senhor. Qdo vc é intimo de Deus Ele te transforma, terá um brilho no olhar, algo novo, resplendor da palavra que vc tem buscado! Para vc crescer é necessário ter intimidade com Deus!


Um exemplo de vida com o Espirito Santo de Deus; (Ouvidos sensíveis ao toque do Espirito.)


Três personagens: Filipe o Etíope e Deus: Atos 8:26-40 E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração,Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca.Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra.E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.


(Gl 8,14) “Andai em Espirito.”


(Rm 8,14) “Todos os que são guiados pelo Espirito de Deus , esses são filhos de Deus”.


Romanos 5: 1-2 Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.


2 Coríntios 5:17,21 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.


O Espirito Santo é a presença de Deus em nossas vidas, cuidando do trabalho de Jesus. Ele nos ajuda em três aspectos: Interno (concedendo-nos o fruto do Espírito) Gálatas 5. 22-24 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.


Ascedente (intercedendo por nós) Romanos 8.26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.


E externo (Derramando o amor de Deus em nossos corações) Romanos 5.5 E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.


No Evangelismo o Espirito Santo é o personagem central. Se os discípulos ensinam, é porque o Espirito ensina aos discípulos. Lucas 12.12 Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar. Se o ouvinte é convencido, o Espirito penetrou no seu coração.João 16.10 Um pouco, e não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis; porquanto vou para o Pai. Caso o ouvinte seja convertido é pelo poder transformador do Espirito. Romanos 8.11 E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. Se o novo crente amadurece é por que o Espirito o faz mais ou menos competente. 2 Coríntios 3.6 O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.


Vocês possuem o mesmo Espirito trabalhando em sua vida, assim como Filipe. Talvez até pensem que Filipe tem algo a mais, mas não, é o Mesmo Espirito! Basta somente estar sensível a voz do Senhor!!!!!!!






(Ministração de Sábado 27/11 - Seminário de Líderes JPM - Por Vânia)

























Frutos do Espírito!

Em todas as minhas orações, atendiadas ou não, posso contar com este fato: Deus pode valer-se de qualquer coisa que aconteça. Nada é irremediável. "Ensina-me ó Deus, a utilizar todas as circunstancias de minha vida hoje, de modo que elas possam produzir em mim os frutos da santidade, e não os do pecado", orava o escritor britânico John Baillie:

Que eu use a descepção como matéria prima da paciência.
Que eu use o sucesso como matéria prima da gratidão.
Que eu use a tribulação como matéria prima da perseverança.
Que eu use o perigo como matéria prima da coragem.
Que eu use a censura como matéria prima do sofrimento prolongado.
Que eu use os elogios como matéria prima da humildade.
Que eu use os prazeres como matéria prima da temperança.
Que eu use a dor como matéria prima da reistência.
(Galatas 5:16-26)

Em razão de minha natureza egoísta, tenhoa a tendência de orar pedindo o sucesso, resultados felizes e ajuda nas dificuldades. E devo dizer, com gratidão, que tive minha cota de coisas boas nesta vida. Mas, nas bem aventuranças, Jesus chama"bem aventurado" aqueles que provam exatamente o oposto: a pobresa, o choro, a fome, a perseguição. Mas como sobreviveria minha fé e como mudaria minhas orações se a vida desse um dramática guinada para o pior- se eu fosse vítima de uma doença degenerativa ou perdesse minha casa ou acabasse na prisão por causa da minha crença? Será que eu preencheria os vazios da oração de JohN Baillie com detalhes de minha nova condição deteriorada? Será que humildemente deixaria que o Espírito cumprisse em mim os propósitos de Deus, mesmo por meio de agentes tão indesejados?

(Philip Yancey- A Oração)

Tempo de esperar!


De modo algum pretendo diluir as promessas acerca da oração feitas por Jesus, Tiago, João e outros santos do Novo Testamento. Deus sabe- realmente sabe- que preciso mais da fé simples e ousada exigida naquelas passagens da Bíblia. Em contrapartida, o fato de considerá-las isoladamente leva a uma mentalidade do tipo "peça e exija", que ignora grande parte de outras revelações. O mesmo Jesus que falava da fé como um grão de mostarda também nos deixou a história da viúva cansando o juiz com sua persistência. E na Bíblia inteira temos gigantes lutando com Deus em suas orações.
Como já vimos, o próprio Jesus estabeleceu limites aos pedidos que fez. "afasta de mim este cálice", pediu ele, e depois fez uma ressalva, envolvendo a vontade do Pai. Ele orou para que a fé do apóstolo Pedro permanecesse firme, mas não para que Pedro evitasse o teste em si. Ele recusou-se arar para que os anjos o ajudassem a escapar da execução.
Assim também nós todos estabelecemos limites para nossas orações. Algumas coisas podemos pedir incondicionalmente, como o perdão, a compaixão pelos pobres e o progresso no cultivo dos dons do Espírito. Outros pedidos são condicionais, como a súplica de Paulo pela libertação do "espinho". Alguns se abstêm de pedir, por respeito para com as leis naturais que regem o planeta. Oro pedidndo a Deus para ajudar meu tio a lidar com o diabetes, mas não para que lhe devolva a perna amputada. Tampouco oro pra Deus mude a órbita do planeta a fim de combater o aquecimento global. Em vez disso, pergunto qual deve ser meu papel em ajudar meu tio e cuidar dos problemas ambientais.
Também aprendo, ao ponderar o mistério da oração sem resposta, a simplesmente esperar.
"O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele."
"Aqueles que esperam no Senhor rnovam suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exausto, andam e não se cansam."
"Não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos."
Daniel esperou 3 semanas por uma resposta à sua oração. Procurando orientação em meio a uma guerra, Jeremias esperou dez dias antes de obter uma resposta. Depois de escalar o monte Sinai para receber os Dez Mandamentos, Moisés esperou seis dias antes de ouvir a voz de Deus. Jesus também esperou. Quando operou um milagre imoressionate, seus discípulos queriam divulgar a notícia imediatamente. Jesus pediu-lhe silêncio: "a minha hora ainda não é chegada". Ele entendia  uma coisa sobre Deus que nós seres impacientes ignoramos, Deus atua devagar.
Pense nos séculos que se passaram entre a ruptura causada por Adão e a reconciliação trazida por Jesus: séculos que incluíram a espera de Abraão por um filho, a espera dos israelitas por libertação, a espera dos profetas pelo Messias. O plano de Deus constrói-se lentamente, como uma ópera, não como um sucesso de música popular. Para aqueles de nós que são apanhados numa fase qualquer da ópera, especialemnte numa fase de luto, a música pode parecer insuportavelmente triste. Avançar é seu destino, num rítimo deliberado e com grande esforço. O Próprio tédio, o ato de esperar em si, alimenta em nós as virtudes da paciência, persistência, confiança, bondade, compaixão- ou assim pode ser, se entramos na corrente do movimento de Deus no mundo. Talvez se exija mais fé para confiar em Deus quando não recebemos o que pedimos do que quando acontece o contrário não seria essa a idéia centra de Hebreus 11? Esse capítulo inclui o comovente comentário de que os heróis da fé "receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido". Esse fato entrelaça o destino frustado deles com o nosso: "Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem aperfeiçoados". A fé pede-nos a confiança num futuro voltado para Deus.
Os zombadores questionam essa promessa, como a Bíblia admite sem dificuldade:
"Eles dirão: {..} "desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação". {...} Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não demora em cumprir suas promessas, como jugam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.

Tendo todo o tempo do mundo, Deus espera, tolerando os insultos da história humana por misericórdia, não por impotêcia.
Mesmo o livro Salmos com orações tão repletas de gemidos e lamentos, retorna continuamente ao tema da fidelidade de Deus. Não importa como se apresentam as circunstancias em determinado momento, podemos confiar no fato de que Deus gonverna o Universo. A reputação divina repousa no solene pacto de que um dia tudo acabará bem.

(Philip Yancey- A Oração)